biblioteca

REIB SENAI 

  

Descrição Biblioteca

Com o intuito de fomentar a leitura, estimular a pesquisa entre alunos e funcionários, a biblioteca da escola SENAI “Luis Eulálio de Bueno Vidigal Filho” foi pensada para estimular e prover o acesso às fontes de informação, proporcionando aos usuários um espaço para continuidade do aprendizado e também para entretenimento e lazer. Com um acervo diversificado quanto às fontes de informação e seus vários suportes, destacando-se nas áreas de mecânica e eletricidade, a biblioteca possui um espaço amplo e arejado com 06 computadores com acesso à internet disponíveis para os usuários, além de 4 tablets que podem ser usados para pesquisa e/ou consulta de e-books.

 

 

Atendimento

Bibliotecária Responsável: 

Luana Souza Lessa - CRB-8 / 8178.

Terças e Quartas-feiras: das 11h às 15h e das 17h as 21h.

Quintas e Sextas-feiras: das 9h às 13h e das 14h30 as 18h30.

Sábados: das 8h às 11h40 e das 12h40 às 17h.

 

 

Contato

 

Email: biblioteca124@sp.senai.br

Telefone: (11) 4741-3522

 

 

Acervo

O acervo da Biblioteca atende as principais áreas da escola: Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automação Industrial. É formado por Livros, Períódicos de Conhecimentos Gerais e Especializados, Jornais (Municipal, Regional e Estadual), Catálogos e Manuais Técnicos, Normas Técnicas, DVD's, CD's, Fitas de Vídeo e Dicionários.

Atualmente a Biblioteca está passando por um processo de informatização de acervo, e o Banco de Dados utilizado é o Sistema de Gerenciamento Integrado da Pergamun. O software conta com inúmeros recursos que agilizam as atividades diárias dos bibliotecários, desde a aquisição de materiais até a recuperação e disseminação de informações.

Clique aqui para consultar o acervo.

 

 

Serviços

 

  • Empréstimo domiciliar de livros e periódicos;
  • Orientação à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos, segundo as normas da ABNT ;
  • Consulta e pesquisa ao acervo da Biblioteca por meio da Base Sinf;
  • Espaço pra leitura e estudo individual e coletivo;
  • Pesquisa e acesso à internet nos computadores e nos tablets da biblioteca;
  • Espaço de vídeo para visualização de filmes técnicos e de lazer;
  • Reserva de publicações;
  • EEB – Empréstimo entre Bibliotecas da Rede SENAI-SP;
  • Acesso atualizado às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) on-line com consulta nos computadores da Biblioteca;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Orientação ao usuário na utilização de bancos de dados, portal de periódicos e sites científicos para elaboração de pesquisas acadêmicas disponíveis para acesso na internet.


 regulamento
DownloadFaça o download do regulamento.
 
 
 
Galeria
 
Bilbioteca

Bibliotecária Luana

 
Biblioteca
 
biblioteca
 
 
Editora SENAI
 
Criada em 2011, a SENAI-SP Editora tem o objetivo de levar o conhecimento e o conteúdo técnico e tecnológico produzido e/ou demandado pelo SENAI-SP para toda sociedade, tendo como prioridade as necessidades dos alunos e dos programas e os projetos da instituição.
 
 
 
Fontes de Informação
 
É um sistema digital multiusuário que permite acesso as Normas Técnicas totalmente via web. Profissionais que precisam de acesso rápido as Normas Técnicas em formato digital podem acessar o sistema de onde estiverem.
 
A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.
 
Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

É um modelo para a publicação eletrônica de periódicos científicos na internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, a metodologia proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal da literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como 'ciência perdida'.
 
É uma ferramenta gratuita que proporciona aos usuários a geração de referências conforme os padrões estabelecidos pela Associação Brasileria de Normas Técnicas (ABNT), sem que ele tenha que se preocupar com essas normas. Dessa maneira ela diminui as dificuldades de redigir referenciais teóricos, facilitando e agilizando a conclusão do trabalho científico.
 
É uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

O objetivo do SciELO é contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica por meio do aperfeiçoamento e da ampliação dos meios, infraestruturas e capacidades de comunicação e avaliação dos seus resultados veiculados por periódicos de qualidade crescente dos publicados em acesso aberto e alinhados progressivamente com as práticas de comunicação da ciência aberta.