FachadaEntrada principal da Escola


O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, foi criado em um momento no qual a indústria brasileira enfrentava dificuldades decorrentes da II Guerra Mundial, entre elas a necessidade de produzir bens e produtos que não mais poderiam ser importados e a falta de mão-de-obra qualificada. Nessa época, Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, líderes da indústria, incentivados pelos resultados do modelo de ensino e seleção profissional implantado na Estrada de Ferro Sorocabana, por iniciativa de Roberto Mange, propuseram solução semelhante para os problemas então enfrentados pela indústria brasileira, a criação de uma instituição que cuidasse do ensino profissionalizante e que fosse mantida pelas industriais nacionais.

Assim, pelo Decreto Lei 4048, de 22 de janeiro de 1942, foi instituído o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – para atender a demanda de qualificação profissional da força de trabalho da indústria, por meio da Aprendizagem Industrial e por meio da Formação Inicial e Continuada de mão de obra parcialmente adquirida no local de trabalho.

Em 1º de agosto de 1982, com o objetivo de atender as indústrias e a formação de trabalhadores do município de Suzano e também aos municípios vizinhos de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá, foi instalada a Escola SENAI “Luis Eulalio de Bueno Vidigal Filho”.



Area Externa

Vista da Área Externa em 1982 (Bloco C)


Area Externa

Corredor de acesso ao Almoxarifado / Vista dos Blocos C e A


Suas instalações estão em um terreno de 26.069 m2 de propriedade do SENAI doado pela Prefeitura Municipal de Suzano e atualmente conta com 10.222m2 de área construída.

Para atender as empresas locais, a Escola mantém diversificada linha de cursos e treinamentos industriais, além de cursos sob medida desenvolvidos em parcerias com outras escolas da rede SENAI. Através dos anos, conseguiu obter destaques por ganhar concursos nacionais e internacionais, como por exemplo, Torneios Estaduais e Nacionais de Formação Profissional, hoje chamados de “Olimpíadas do Conhecimento”.

Em 2003, a Escola foi certificada pela ISO 9001:2000 com a gestão voltada para a qualidade nas linhas de atendimento da Educação Profissional.