Área Tecnológica

Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos são oferecidos gratuitamente, com exceção dos materiais didáticos impressos (livros e apostilas), pelos quais, no ato da matrícula, é recolhida uma taxa a cada semestre. Os candidatos encaminhados formalmente por empresas estão isentos do pagamento da taxa de material didático.

A quantidade de vagas nos cursos disponíveis e as escolas ofertantes são divulgadas a partir do início do período de inscrição, na data indicada abaixo.

Desenvolvida em diversas áreas industriais, como, por exemplo, mecânica, eletrônica, alimentos e vestuário, a educação profissional técnica de nível médio tem organização curricular própria e independente do Ensino Médio. 

Nestes cursos será prestada orientação individual ao aluno, visando dar-lhe possibilidade de traçar um projeto de desenvolvimento profissional e de estudos. 

Os Cursos Técnicos são ofertados nas modalidades:

- Curso Técnico - Diurno (manhã e tarde)

A seleção é realizada por meio de processo seletivo unificado e a prioridade para o preenchimento das vagas segue a seguinte sequência: candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuintes do SENAI-SP, candidatos encaminhados formalmente por empresas não contribuintes, desde que tenham contrato com o SENAI-SP e, posteriormente, a candidatos da comunidade.

É necessário que os candidatos tenham concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio ou que estejam matriculados em curso que lhes permita concluí-lo até a data de início das aulas.

Além da escolaridade exigida, os candidatos encaminhados formalmente por empresas precisam ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluí-lo antes de completar 24 anos.

Os alunos do Ensino Supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

Só será expedido diploma ao concluinte de Curso Técnico que comprovar a conclusão do Ensino Médio.